O enigma do infinito
Da Torre de Babel sai o conflito essencial desse texto-ensaio: a língua que se multiplica, os cálculos que erguem a estrutura arquitetônica em sua ambição de tocar os céus. Não há uma narrativa formal. Ou melhor, cada capítulo narra uma face da conjunção entre matemática e literatura. O autor retira da literatura a matemática, seus símbolos, sua racionalidade e coloca na matemática a poesia da literatura ao buscar a razão do infinito no tempo e no espaço.
Segundo o autor, o livro é sobre literatura, matemática, filosofia e enigmas para crianças de todas as idades. “O Enigma do Infinito é cheio de mistérios, tanto nas entrelinhas, quanto nas ilustrações. E partindo dessa ideia da Torre de Babel, uma ideia mítica e mística, percorremos várias histórias, autores e mistérios, caminhando junto com o leitor por esse mundo fascinante dos mistérios das letras e dos números”, conta Fux.
Para Raquel Matsushita, ilustradora da obra, O Enigma do Infinito é um livro quebra-cabeça, cujas peças são pura matemática e literatura. “Ao pensar no caminho para as ilustrações, mantive a referência dessas duas ciências que o texto traz. A literatura é narrativa, então fui em busca de uma narrativa visual para os capítulos, que são pílulas independentes, mas possuem um fio condutor”, explica.
Características
- Autor: Fux, Jacques
- Editora: Positivo
- Título: O enigma do infinito
- ISBN: 9786550511234
- Número de páginas: 64
- Acabamento: Livro brochura (paperback)